top of page
Buscar

Minha participação como um dos autores do Tratado Brasileiro de Psiquiatria, Artmed - 2021

  • victorbariani
  • 31 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Foi com muita honra e alegria que, junto com meu melhor amigo (e também médico psiquiatra) Dr. Luiz Hardt, recebemos o convite por parte de nosso chefe da Santa Casa, o Prof. Dr. Ricardo Uchida, para escrevermos um capítulo desse que viria a ser o novo e atual Tratado Brasileiro de Psiquiatria. Coube a nós a missão de abordar a temática dos exames laboratoriais em psiquiatria, os quais aparecem em quatro contextos na psiquiatria:


1)    Na avaliação geral do doente psiquiátrico – fazendo jus ao imperativo de avaliar o funcionamento sistêmico do paciente, a fim de indicar ou contraindicar o uso de medicações, detectar comorbidades que possam alterar o curso da doença psiquiátrica, estabelecer fatores de risco a eventos orgânicos de maior gravidade etc.

 

2)    No tratamento psiquiátrico medicamentoso – dando continuidade ao acompanhamento, quando necessário, avaliando a estabilidade orgânica do paciente diante do regime proposto de tratamento, impedindo, por exemplo, que efeitos adversos de medicações causem disfunções ou complicações indesejadas.

 

3)    Na dosagem sérica de medicações em uso – para casos específicos, garantindo que o regime de tratamento siga seu curso esperado e seguro, dentro de margens terapêuticas, reduzindo possibilidade de efeitos colaterais.

 

4)    Na realização de diagnósticos diferenciais – no caso de sintomas psiquiátricos secundários a doenças ou condições organo-sistêmicas.



ree

ree

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page